segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Peggy Guggenheim e seus óculos "borbeleta"

Meninas,

Peggy Guggenheim, uma das mais importantes colecionadoras de arte do século 20, tem seu icônico óculos de sol reeditado por grife italiana.



Já pensou se você tivesse como lema comprar uma obra de arte por dia? Pois é, essa foi a meta de Peggy (1898 - 1979) que, durante os anos 40, criou uma das coleções de arte moderna mais impactantes do século 20.

Pense em Picasso, Georges Braque, Kandinsky, Mondrian, Miró, Fernand Léger, Man Ray e outros tantos nomes inovadores, que são a prova que ela chegou lá.

Segundo reportagem da Vogue, ela gostava de dizer que as roupas refletiam seu estado de espírito e defendia a moda como uma importante expressão artística.

Entre tantas extravagâncias fashion, uma delas ganhou especial notoriedade, tornando-se um dos ícones de seu estilo: os divertidos óculos de sol em formato de borboleta.



A peça, desenhada pelo amigo surrealista Edward Malcarth em 1966, ganha este mês uma edição limitada produzida pela Safilo em comemoração aos 80 anos da grife.



Tal criação mais fidedigna ao original chega à butique do museu no Palazzo Venier dei Leoni, no Grand Canal.

Que tal incorporar o estilo da mecenas, com seus divertidos óculos, já no espírito de setembro, mês quando o Brasil é dominado pelas artes com a Bienal e inúmeras feiras?

Beijos